Smarketing: descubra o que é e como usar no seu negócio!

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O sucesso de uma empresa passa pela eficiência de todos os setores — de forma integrada. Cada um tem suas funções e responsabilidades. Entretanto, 2 áreas aparecem em destaque, pois são responsáveis diretamente pelo lucro da organização: vendas e marketing. Para unir os setores e maximizar os resultados, surgiu o smarketing.

No post de hoje vamos mostrar o que é smarketing e como usá-lo no seu negócio. Confira!

O que é smarketing?

A palavra smarketing nasceu da junção de “sales” e “marketing”. No Brasil, é conhecido também como “vendarketing”. O conceito consiste na união dos 2 setores, com o propósito de aumentar o desempenho em conjunto e tornar as ações mais efetivas.

O marketing tem a função de criar oportunidades de negócio. Ele busca e qualifica leads, criando campanhas de divulgação da marca e produtos, fortalecendo o relacionamento com os clientes e aumentando o alcance da marca.

Já o setor de vendas é o responsável por concretizar a venda em si. Ele recebe os consumidores do time de marketing e faz a conversão em pedidos.

O que acontece é que, trabalhando isoladamente, as 2 áreas criam muitos conflitos.

O setor de marketing reclama que, mesmo criando oportunidades, vendas não consegue converter os consumidores. Já vendas afirma que os potenciais clientes não chegam com a necessidade da compra e, por isso, a conversão é mais difícil.

Como usar o smarketing no seu negócio?

Para aplicar o smarketing, você deve criar um processo de integração. A seguir vamos indicar o passo a passo para ter sucesso.

1. Reúna as equipes

O primeiro passo é reunir as 2 equipes. Faça uma reunião e exponha a ideia. Mostre para todos os integrantes o que é smarketing, a necessidade e importância do trabalho de cada setor e ouça o que eles sugerem de mudanças para melhorar.

Crie um calendário de reuniões e invista em um software de comunicação, de modo que os setores troquem informações constantemente, avaliando e seguindo um mesmo roteiro, uma mesma meta.

2. Incentive o compartilhamento de informações

As informações são valiosas nos negócios e devem ser compartilhadas se os setores buscam objetivos em comum. Mostre para sua equipe que toda e qualquer informação relevante deve ser comunicada.

3. Conte com um SLA para alinhar os objetivos

Nas reuniões, monte um plano de responsabilidades, com todas as atividades que cada setor deverá realizar e as metas que serão cumpridas em conjunto. Esses dados serão colocados no SLA — Service Level Agreement — que representa um acordo entre as equipes. Ele deve ser disponibilizado para cada integrante para acompanhamento.

4. Faça reuniões de feedback

O feedback é muito importante para avaliar como as ações se desenvolvem e influenciam o objetivo em comum. Por isso, tenha reuniões programadas para qualificar o desempenho de cada atividade e redesenhar as ações, se necessário.

Como mensurar os resultados da união?

Criando o smarketing, sua empresa terá metas alinhadas e bem definidas, maior possibilidade de mensurar os resultados das campanhas de marketing nas vendas e o retorno sobre investimento mais claro.

Para avaliação dos resultados, utilize os relatórios de Inbound Marketing e acompanhe os números para avaliar as ações que trazem maior retorno sobre o investimento.

Os profissionais precisam entender o que é smarketing e adotar essa estratégia para buscar o objetivo central da empresa: gerar mais lucro. Unir as equipes e traçar metas em comum vai resolver conflitos internos e maximizar os resultados, focando no aumento da lucratividade.

Agora que já sabe o que é smarketing, confira nosso post sobre quando é a hora de contratar uma agência de marketing digital!

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