4 táticas de influência que você pode usar para vender mais

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Todo empreendedor procura maneiras de aumentar suas vendas. O marketing digital trouxe mais proximidade das marcas com o público, estreitando o relacionamento e criando oportunidades para maior conhecimento das necessidades e soluções. Com o poder de intervir em ações e pensamentos de um alto número de consumidores, os influenciadores ganharam destaque — sendo buscados e valorizados pelas empresas. Mas como criar táticas de influência que geram resultados?

No post de hoje, vamos mostrar 4 dicas importantes para você aumentar suas vendas. Confira!

Por que influenciar as pessoas?

A primeira coisa que você deve saber é que falamos de influenciar, não manipular! A influência se dá por meio de conhecimento, demonstração, inspiração, estudo e embasamento. Um influenciador ama o que faz, conhece aquilo que diz e é reconhecido por isso.

A influência pode ser usada tanto internamente, com sua equipe de vendas, como externamente, por meio de blogs redes sociais, com um influenciador que é capaz de estimular determinadas ações no público. Utilizando isso, as empresas têm aumentado seus lucros significativamente.

Quais são as táticas de influência?

1. Racional

Como o próprio nome já diz, é a influência pela razão. Utiliza dados concretos, argumentos, fatos e evidências para apontar direcionamentos. Mostrar resultados de forma embasada é uma das principais táticas nesse sentido.

Vamos usar um exemplo para ficar bem claro. Um influenciador quer mostrar a importância do planejamento no desenvolvimento de um site. Para isso, ele utiliza a seguinte frase: “79% dos consumidores utilizam dispositivos móveis para acessar a internet”. Essa afirmação é um embasamento para quem deseja desenvolver um site, mostrando a importância de se criar uma página responsiva.

2. Consultiva

Essa é uma das táticas de influência mais utilizadas. É muito importante envolver as pessoas nas tarefas, principalmente quando se trata de ações com resultados impactantes. Quando se envolve integrantes de uma equipe, eles se sentem valorizados e entendem o seu papel dentro da organização.

Para isso, é essencial manter uma boa comunicação, ouvir o que cada um tem a dizer e levar todas as dicas em consideração. Quando uma sugestão não for utilizada, explique o motivo de forma clara.

3. Colaborativa

Algumas tarefas têm certas complicações, que podem ser limitadoras. Para isso, é importante oferecer ajuda.

Imagine que a sua equipe recebe uma meta ousada e possível, mas que demanda muito esforço. Para estimular o trabalho, ofereça ajuda em forma de recursos e ferramentas. Lembre-se de que aumentar as vendas não é um objetivo só de um time dentro do negócio, mas é uma meta em comum, pois traz benefícios para todos.

4. Inspiração

Utilize os valores, crenças e emoções para influenciar as pessoas. Essa tática é bastante usada no meio esportivo, criando um ambiente de inspiração, mostrando resultados obtidos em circunstâncias complicadas.

Nos negócios, essa estratégia é empregada principalmente por líderes organizacionais. Um belo exemplo se mostra na seguinte frase de Albert Einstein:

Uma pessoa que nunca cometeu erros nunca tentou algo novo.

Esse exemplo poderia ser usado para contornar um erro em um novo processo.

Como vimos, existem diferentes táticas de influência para aumentar as vendas. É importante, independentemente da estratégia adotada, criar um bom ambiente interno, conhecer e ouvir os clientes, oferecer soluções eficazes e sempre buscar melhorias.

Para aumentar a influência, você pode utilizar resultados concretos, mostrando números e evidências. É fundamental envolver a equipe e até mesmo os clientes nos processos. Imagine que, ao lançar um produto no mercado, você seleciona seus principais consumidores para testar o novo item. Isso mostra a importância deles e melhora o relacionamento.

Outra abordagem é a colaborativa. Não espere que a sua equipe resolva tudo sozinha. Ofereça ajuda, forneça recursos para tornar os objetivos alcançáveis. Utilize os valores das pessoas para inspirá-las, mostre que os objetivos podem ser alcançados com esforço e dedicação.

O que achou do nosso post? Conhece outras táticas de influência para aumentar as vendas? Então deixe seu comentário no post e participe da discussão!

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